Domingo, 05 de Dezembro de 2021 05:06
(67) 99638 8893
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Proposta torna obrigatório dispositivo sonoro em motos indicando que a seta está ligada

Leonardo Prado/Câmara dos Deputados Miguel Lombardi: "medida simples e barata, e a indústria já domina a tecnologia necessária" O Projeto de Lei ...

18/10/2021 15h05
34
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Miguel Lombardi:
Miguel Lombardi: "medida simples e barata, e a indústria já domina a tecnologia necessária - (Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 1882/21 inclui, entre os equipamentos obrigatórios de motocicletas e motonetas, dispositivo de aviso sonoro de acionamento da luz indicadora de direção e do respectivo desligamento automático. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“O Código de Trânsito estabelece que, antes de iniciar qualquer deslocamento lateral, o condutor deve ‘dar seta’, efetuando então a manobra com segurança”, disse o autor da proposta, deputado Miguel Lombardi (PL-SP). “Ocorre que a sinalização indevida também compromete a segurança no trânsito”, continuou.

Segundo ele, diferentemente dos carros, as motos não dispõem de dispositivo de aviso sonoro, e frequentemente os motociclistas trafegam com setas ligadas, confundindo os demais motoristas, daí a necessidade de alterar a lei. “Trata-se de medida simples e barata, e a indústria já domina a tecnologia necessária”, disse.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias