Domingo, 05 de Dezembro de 2021 04:49
(67) 99638 8893
Geral Projeto

Projeto “UEMS NA ROTA” é destaque em encontro sobre Rota Bioceânica em Sidrolândia

Sidrolândia que está bem no eixo da rota bioceânica

20/10/2021 09h52 Atualizada há 2 meses
57
Por: Redação Fonte: Por: Gisleine Rodrigues
"UEMS na ROTA" participa de encontro de desenvolvimento e integração da RILA

O Projeto de Pesquisas “UEMS NA ROTA” participou do “Primeiro Encontro de Desenvolvimento e Integração – Sidrolândia: Coração da Rota Bioceânica / RILA” no último dia 16 de outubro (sábado), onde foi destacada a importância dos estudos e pesquisas relativas a Rota de Integração Latino-Americana ou Rota Bioceânica já realizados.

O encontro de desenvolvimento e integração da RILA contou com a participação de várias autoridades, produtores rurais, empresários, estudantes, professores, além da presença do palestrante João Carlos Parkinson, ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores. Também estiveram presentes, a anfitriã do Evento, prefeita municipal de Sidrolândia, Vanda Camilo; a presidente da Câmara, vereadora Juscinei Claro Dino; e o secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Ademir Osiro. Além dessas autoridades,participaram do Encontro o presidente do sindicato rural, empresário rural Paulo Estefanello; o presidente do SETLOG-MS, empresário Cláudio Cavol; o assessor parlamentar Adilson Rodrigues representante do Senador Nelson Trad Filho; e o professor Lúcio Flávio Sunakozawa como convidado e coordenador de pesquisas do Eixo de Direito, Inovação e Integração e vice-coordenador geral do Projeto UEMS NA ROTA.

O professor Lúcio Flávio descreveu a importância desse momento para o Projeto UEMS na ROTA: “Inúmeras pesquisas estão sendo idealizadas ou realizadas, no âmbito do Projeto UEMS NA ROTA que conta com seis eixos temáticos, sob coordenação geral do professor Ruberval Maciel e sob minha vice coordenação, além de outros colegas para cada eixo desses. Isso tudo visa beneficiar os cidadãos e municípios sul-mato-grossenses, incluindo Sidrolândia que está bem no eixo da rota bioceânica, e que podem dar um diferencial para as decisões e implementações de políticas públicas dos gestores públicos federais, estaduais e municipais, onde buscamos aliar o conhecimento e desenvolvimento em cada ponto deste pujante estado, vencendo desafios e sugerindo soluções que obtemos em cada projeto, além de outras iniciativas, parcerias e convênios, sob a liderança do nosso reitor Laércio de Carvalho”.

Durante o Evento, o ministro Parkinson anunciou que está sendo projetado para Sidrolândia um complexo de atendimento ao visitante ou turista (PAV), onde será construído um centro de abastecimentos de combustíveis, estacionamentos de carretas, caminhões e carros de passeios, restaurante com comidas típicas regionais, lojas para comercialização de artesanatos indígenas, produtos típicos de agricultores familiares e outros atrativos para atender o fluxo de viajantes ou turistas ao longo da rota.

Também, foram ressaltadas, pelo Ministro João Carlos Parkinson, grandes oportunidades de investimentos que se constatam na região, com destaque para a promissora cadeia de logística de frios, que poderá incentivar a criação de um porto seco e novos empreendimentos de logística, armazenagem climatizada, inclusive, para atender demandas de sementes para a agricultura que ainda é crescente na região e que, hoje, já ocupa o segundo lugar no ranking de grãos do estado e o 16º no país, além do potencial crescimento da produção de proteínas animais no Município.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias